sexta-feira, 24 de julho de 2009

Como Divulgar Sua Banda ?!



















Muitas bandas independentes do Brasil são bem burras quando o assunto é a divulgação do seu trabalho. Inicialmente, elas eram escravas das emissoras de rádio e da MTV, mas isso finalmente acabou com a chegada de internet e sua infindável possibilidades de divulgação.

Hoje em dia, já é possível montar diversos canais de comunicação com o público através de ferramentas como YouTube, MySpace, Imeem, Orkut, Mugg, Flickr, Wordpress, Blogger, Facebook, só para citar algumas das principais.
Até bandas grandes já sacaram que o caminho é por aí. Veja o caso dos queridos do R.E.M., que além da finíssima página, mantém canal no YouTube, MySpace e Facebook. E montaram até um blog para noticiar os fatos da série de apresentações que marcou o seu retorno aos palcos.

Pois bem, mas muitas bandas sonham com discos de platina, primeiro lugar na parada do dia da rádio rock local ou o primeiro lugar no Disk MTV. Ignoram ou protestam contra qualquer coisa que fuja do grande público, mas que torne possível um contato maior com um público mais específico.

A verdade é que muitas bandas ainda precisam de empresários e assessores. Ou de grandes amigos que digam que uma coisa está uma merda se essa for a real. Ou que dê um toque sobre as possibilidades de divulgação. A minha dica é que todos os canais sejam explorados, desde que bem administrados, sempre. A idéia é que amigos ou os próprios caras da banda dividam as tarefas.

O negócio é não ficar com frescura ou preconceito ou namorar com a desinformação quando o assunto é a divulgação do seu trabalho. Lembre-se sempre que hoje em dia os blogues são responsáveis por colocar comida na mesa de muita gente, isso aqui no Brasil, já.

Buzo .

brunocostacabral@hotmail.com

Um comentário: